domingo, 2 de dezembro de 2007

Salve o Rei Inácio!!!


Pesquisa realizada pelo Datafolha constatou que apesar de 65% dos brasileiros rejeitar a idéia de alterar a Constituição para permitir que Lula concorra a um terceiro mandato consecutivo em 2010. O que mais chama atenção no levantamento, porém, é a revelação de que 31% dos brasileiros com direito a voto apoiariam a idéia.

Não é pouca coisa. Sobretudo considerando-se que Lula diz, em público, que não deseja permanecer no Planalto. Difícil saber, a essa altura, o que diriam os entrevistados se o presidente arregaçasse as mangas da camisa pela re-reeleição, mobilizando a máquina companheira a serviço da causa.

O Datafolha ouviu 11.741 pessoas, em 390 municípios de 25 Estados. A rejeição ao terceiro mandão é maior entre os brasileiros que ganham mais de dez salários mínimos (76%) e que têm formação universitária (78%). É menor entre os patrícios que amealham até dois salários mínimos (58%) e que só freqüentaram os bancos escolares até o ensino fundamental (58%).

Analisando-se a pesquisa pelo viés estadual, verifica-se que, em Pernambuco, onde Lula nasceu, a tese do terceiro mandato é abraçada pela maioria (51%). Nas outras unidades da federação, a maioria rejeita a idéia. A rejeição é maior nos Estados do Sul: Paraná (73% contra), no Rio Grande do Sul (72%) e Santa Catarina (também 72%). No Nordeste, região em que a clientela do Bolsa Família é maior, a rejeição à permanência de Lula cai 58%, contra 38% que admitem a re-reeleição. A rejeição média do Sudeste é de 67%. Na região Sul é de 73%.

Dividindo-se os eleitores pela filiação partidária tem-se o seguinte quadro: 51% dos entrevistados que se declaram petistas declaram-se favoráveis ao terceiro mandato de Lula. Entre os tucanos, 83% rechaçam a idéia. Mas mesmo no ninho dos que dizem ser partidários do PSDB, 15% aprovam a permanência de Lula.

Nenhum comentário: